quarta-feira, 19 de novembro de 2014

                                         O Guarani


Autor:José Alencar


                                         Combate

   Eram Seis Horas da Manhã.Os Aimorés preparavam flechas incendiárias para um ataque decisivo.Esse trabalho era um prazer feroz para aqueles selvagens sinistros e carniceiros,que nem pareciam humanos.Cabelos emaranhados.Lábios arregaçados.dentes afiados e podres.As mãos eram garra terríveis,com pele ásperas e grandes unhas negras e retorcidas .Corpo gigantesco.Alguns enfeitados com penas e colares de ossos.outro,nus.
   O chefe da tribo era um velho fortíssimo.Ao lado dele,uma bela jovem índia levantou a cabeça de repente.Um dos selvagens como se tivessem combinado.Tudo isso,sem uma só palavra.
    A índia soltou um grito e apontou para a floresta.O velho levantou com calma sinistra e girou a clava sobre a cabeça.Os outros selvagens  misturadas com os guerreiros.As crianças ficariam atrás.Todos se preparavam para cair sobre o inimigo com a fúria dos aimorés.Mas foi o inimigo que caiu sobre eles.
    Era Peri,sozinho contra duzentos inimigos.girando o escapadão,abriu espaço e ficou encostado contra uma rocha,de forma que só dois aimorés podiam atacar de cada vez.Mas logo os selvagens atacaram todos juntos.No meio da confusão,só se via o brilho do espadão de peri fazendo o sangue jorrar.
    Então houve um momento e o solitário inimigo.
    O cacique dos aimorés avançou .Peri endireitou o corpo.O velho levantou e girou a clava imensa.Nenhuma espada podia rebraço do chefe ia descer,lâmina
de peri decepou o punho do selvagem.O velho soltou um urro,e os guerreiros avançaram para vingar o chefe,mas logo viram um novo espetáculo.
    Peri olhou em volta os cadáveres dos aimorés e viu que tinha feito a lâmina da espada e atirou no rio o dois pedaços.Estava na hora de implorar pela vida.
    Pensando em Cecília,Peri,o guerreiro . 
     

 Aluno:Paulo Roberto  2ºB Turno:Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário